Impermeabilização de Caixa D’água

Trabalhamos com os melhores produtos

Infiltrações e vazamentos na Caixa D’água?

A impermeabilização deve ser feita sempre que houver vazamentos visíveis nos reservatórios superiores ou infiltrações nos inferiores. Mas durante a troca de tubulações nos reservatórios, recomenda-se fazer nova impermeabilização ou reforçar a existente, pois esta substituição sempre causa dano ao sistema.

O esvaziamento do reservatório pode ser feito alguns antes da realização do trabalhs. O prazo é necessário para o preparo da superfície (verificação e reparo de trincas e bicheiras do concreto, troca de tubulações, remoção de antigas impermeabilizações etc.); aplicação das diversas camadas do material impermeabilizante; além da sua cura completa.

A limpeza não pode danificar a impermeabilização preexistente. Por isso, estão vetados solventes, ácidos ou outros compostos que venham a interagir com os materiais impermeabilizantes, bem como jatos d’água com pressão muito forte ou equipamentos que provocam abrasão. Muitas vezes a empresa de limpeza também executa a impermeabilização num prazo de um ou no máximo dois dias. O período é insuficiente para a aplicação das camadas e cura dos materiais, dessa forma, a impermeabilização resultará ineficaz e, por vezes, deixará resíduos dos materiais aplicados dispersos na água do reservatório.

Os materiais aplicados na impermeabilização dos reservatórios são as argamassas poliméricas rígidas ou flexíveis. Eles são definidos em função das condições da estrutura e do local onde estão instalados – os reservatórios superiores estão sujeitos à incidência maior de sol, chuvas, ventos etc., enquanto os inferiores sofrem menos com a ação do clima. Resinas de poliuretano e de epóxi também são usadas na impermeabilização desses sistemas, mas sua aplicação requer mão de obra mais especializada.

Um teste de qualidade é realizado com enchimento dos reservatórios para comprovação da eficácia dos serviços executados. Mas é preciso aguardar o tempo da cura e fazer antes a higienização do reservatório (através de lavagem com baixa pressão e descarte da água; não há necessidade de completar o espaço para fazer o procedimento). Somente então se realiza o enchimento completo do reservatório e, caso ele não apresente vazamentos, a água já poderá ser usada para consumo. No entanto, se houver falhas na impermeabilização, será preciso descartar a água (ou armazená-la adequadamente para uso no condomínio) e fazer os reparos no sistema.

Geralmente não há necessidade de serviços externos na estrutura do reservatório, a menos que se queira melhorar sua aparência, executando-se reparos em argamassas, pinturas etc.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Residências
Condomínios
Empresas
Escolas
Hospitais
Hotéis
Indústrias
Restaurantes
Shopping Center
Supermercados

Fale Conosco

Preencha para Contato

Clique Aqui!
1
Olá 👋🏼
Peça o seu Serviço pelo WhatsApp